Acervo

Acervo em Braille possui mais de 260 obras, tais como dicionários, folhetos, lâminas de alto relevo, livros e periódicos. Parte do acervo de livros foi adquirido através de doação da Fundação Dorina Nowill para Cegos (São Paulo), Santa Casa da Misericórdia de Porto (Portugal) e Instituto Benjamin Constante (Rio De Janeiro). O SiB também possui cerca de 200 audiolivros, e 100 registros sonoros (musicais e não musicais), disponíveis para seus usuários.

Montagem de duas fotos: a primeira aparece o acervo em Braille posicionado nas estantes, ao fundo parede branca com a sinalização em Amarelo identificando "Acervo em Braille". ao lado o acervo de Cds disponíveis na sala de guarda da biblioteca central

Foto do acervo em Braille da Biblioteca Central / CDs disponíveis na sala de guarda

Equipamentos e softwares

Disponibilização de lupa eletrônica, acionador de pressão, mouse adaptado  com acionador e teclado colmeia (bibliotecas de todos os campi).

Foto do teclado colmeia

Os computadores das bibliotecas possuem computadores com NonVisual Desktop Access (NVDA), que trata-se de um leitor de tela, de acesso livre e também o recurso do Windows de ampliação de caracteres. Além disso, a biblioteca central disponibiliza lupas tamanho A4, para pessoas que necessitem da ampliação dos textos estudados.

Infraestrutura

Na biblioteca da área acadêmica da área da saúde há piso tátil em parte da biblioteca. Já na biblioteca central (campus Carreiros), foi instalada uma porta de entrada automática, disponibilizada uma escada móvel, para pessoas de baixa estatura e uma mesa adaptada, para cadeirantes. No balcão de atendimento dessa biblioteca, há atendimento preferencial, com balcão em nível menor e também uma sala preferencial para pessoas com necessidades específicas. Em parceria com o NEAI - Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas da FURG, foram desenvolvidas algumas ações, dentre elas a criação da sala acessível na Biblioteca Central, destinada ao atendimento personalizado à pessoas com necessidades específicas e também treinamentos para atendimento inclusivo.

Foi realizada a sinalização e verbalização do acervo em Braille (biblioteca central), em parceria com o Laboratório Ciência 3D Impressa (C3DI), da FURG

Foto da sinalização em Braille na estante

_____________________________________________________________________________________________________

Informações:

Bibliotecária Rita da Rocha Lemos Moraes
Acessibilidade e Inclusão: Tel. 3293-5389
Tel.: 3233-6697
E-mail: sib.referencia@furg.br