• Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

O que é o COMUT

O COMUT – Programa de Comutação Bibliográfica – se constitui em um esforço conjunto do Ministério da Ciência e Tecnologia (através do IBICT e da FINEP) e do Ministério da Educação (através da CAPES e da SESU) para facilitar o acesso à informação necessária ao desenvolvimento educacional, científico e tecnológico do País.

Esse programa, criado em 1980, permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais.

Os principais objetivos de sua criação foram:

I – Facilitar o acesso ao documento requerido nas tarefas de pesquisa, ensino e gerenciamento, independentemente de sua localização, mediante a celebração de convênios de prestação de serviços com bibliotecas-base (depositárias) e fornecedores de textos completos (editores, livreiros, bases de dados de texto completo etc.), sob a égide de um sistema de comutação bibliográfica descentralizado.

II – Desburocratizar o processo administrativo e contábil nas transações de compra e venda de cópias de documentos.

III – Contribuir para o aperfeiçoamento do ensino e da pesquisa, criando condições para a transferência e uso cooperativos de informações interdisciplinares armazenadas nas instituições depositárias dos acervos bibliográficos.

IV – Apoiar a Biblioteca Digital Brasileira, criada no âmbito do IBICT, no fornecimento de cópias de documentos disponibilizados nas Bases de Dados.

V – Garantir a obtenção de cópias de documentos em texto completo oferecidos, mediante pagamento, através da Internet.

Até 1996, todos os procedimentos operacionais (solicitação/ atendimento de cópias de documentos) e administrativos foram feitos de forma manual, por meio de formulários impressos de solicitação e controle. O envio de cópias aos usuários era basicamente feito pelo correio e, eventualmente, por fax. A partir de 1996, as operações de solicitação de cópias foram informatizadas, com o objetivo de facilitar as atividades administrativas e operacionais, agilizar os procedimentos e permitir a participação do usuário final.

Qualquer biblioteca, centro de informação/documentação, empresa e organização, no Brasil e no exterior, pode participar do COMUT na condição de biblioteca solicitante, bastando, para isso, cadastrar-se no Programa e adquirir Bônus COMUT.

A participação como biblioteca-base envolve algumas questões, entre as quais a avaliação do potencial do acervo e da infraestrutura da biblioteca, além da assinatura de convênio com a Gerência do COMUT.

You are here COMUT
Esta página é melhor vizualizada com o Mozila Firefox versão 2.0 ou superior.