Serviço de Comutação Bibliográfica (Comut) será reformulado pelo Ibict

O Catálogo Integrado Brasileiro de Registros Bibliográficos (Pinakes) irá integrar o CCN, Comut e a Rede Bibliodata

Imagem de um megafone com fundo azul

Notícias Relacionadas

Em notícia recentemente veiculada, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) apresentou a nova proposta para a modernização do Programa de Comutação Bibliográfica (Comut), que deverá funcionar em uma nova plataforma, no âmbito do Projeto Pinakes.

O Catálogo Integrado Brasileiro de Registros Bibliográficos (Pinakes) agregará o Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN), o Programa de Comutação Bibliográfica (Comut) e a Rede Bibliodata em uma única plataforma agregadora de conteúdos, possibilitando, por meio de uma única  busca, recuperar os registros bibliográficos técnico-científicos presentes nos acervos das instituições brasileiras de ensino e pesquisa.

O nome do projeto é uma alusão à obra de Calímaco (310 a.C. — 240 a.C.), considerada um dos primeiros catálogos de livros da história e, segundo o Ibict, a expectativa é que o primeiro protótipo do projeto Pinakes esteja disponível ainda em 2021.

 

O que é o Comut?

O Programa de Comutação Bibliográfica - Comut permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis, encontram-se periódicos, teses, anais de congressos, relatórios técnicos e partes de documentos.

 

Mudanças no serviço de Comut

Em 20 de maio de 2019, o Ibict comunicou, através do Ofício circular, nº 12/2019, que o Comut passaria por um processo de atualização e modernização, tanto nos aspectos conceituais quanto nos tecnológicos e, por isso, todas as bibliotecas-base do serviço (bibliotecas que forneciam as cópias dos materiais científicos) seriam descredenciadas em 31/05/2019, incluindo a biblioteca Central do SiB/FURG, sendo mantido apenas o serviço de busca monitorada, conforme notícia veiculada aqui no site.

 

IMPORTANTE

Seguindo o Plano de Contingência da Universidade Federal do Rio Grande - FURG para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus (Covid-19), que suspende as aulas e atividades presenciais, o serviço de Comut está suspenso por tempo indeterminado devido à impossibilidade da sua realização de forma remota.

Fonte: Ibict - Saiba mais sobre o Projeto Pinakes

 

Dúvidas e informações:

Setor de Comutação Bibliográfica - Comut (Biblioteca Central)
E-mail : sib.comut@furg.br