Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Opções de acessibilidade

Idiomas

ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Participação no 5º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão

  • Publicado: Segunda, 17 de Julho de 2017, 11h10

#PraCegoVer Descrição da imagem: A professora Josiane Caseira Dias, da Escola José Álvares de Azevedo, aparece na foto tocando uma plaquinha feita em 3D com o símbolo africano Adinkra, para a palavra "resiliência".  Na outra imagem aparecem algumas pessoas em atividade, com vendas nos olhos e utilizando bengalas, para simular a condição de cegueira e sensibilizar para a questão de qual é a forma correta de condução da pessoa cega.  Participação no 5º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão

Participaram, como ouvintes, nos dias 6 e 7 de julho, a bibliotecária Simone Przybylski (responsável pela questão de acessibilidade e inclusão no SiB) e a estagiária voluntária Sandra Lee dos Santos Ribeiro, ambas do Sistema de Bibliotecas (SiB), no evento 5º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão.

O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Diversidade e Inclusão da Secretaria de Município de Educação (SMEd) e teve como objetivo principal, abordar práticas pedagógicas inclusivas.

Além das palestras, Simone e Sandra participaram da oficina temática “Estratégias Inclusivas para os Deficientes Visuais” onde puderam apresentar ao grupo participante, seu projeto de intervenção com a prática dos carimbos adinkra para demonstrar a invisibilidade cultural na nossa sociedade quanto a dois aspectos em questão: a cultura afro-brasileira e a cegueira.

Em atividade prática durante a oficina, as participantes puderam vivenciar a condição de cegueira a partir da proposta da professora Josiane Caseira Dias da Escola José Álvares de Azevedo, em que foi colocada uma venda sobre os olhos e oferecida uma bengala. A idéia foi de sentir o mundo com outra percepção e aprender sobre a forma correta de condução da pessoa cega.

A bibliotecária Simone enfatiza, que a participação em eventos é muito importante pois através disso são criados laços e contatos relevantes para o desenvolvimento das atividades relacionadas a inclusão e acessibilidade no SiB. Exemplo deste retorno, foi a parceria entre o SiB e IMEF, a partir da participação dos integrantes da equipe da biblioteca na Mostra de Extensão e Cultura (Caravanex), evento organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), em que o professor Everaldo Arashiro do Imef, realizou demonstração da impressora 3D e sua aplicação prática. Firmou-se a partir deste contato, acordo para a elaboração de uma sinalização em Braille para as estantes do acervo existente na Biblioteca Central.

 

 Crédito das fotos: Carine Fernandes

#PraCegoVer
Descrição da imagem: A professora Josiane Caseira Dias, da Escola José Álvares de Azevedo, aparece na foto tocando uma plaquinha feita em 3D com o símbolo africano Adinkra, para a palavra "resiliência".
Na outra imagem aparecem algumas pessoas em atividade, com vendas nos olhos e utilizando bengalas, para simular a condição de cegueira e sensibilizar para a questão de qual é a forma correta de condução da pessoa cega. 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página