Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Opções de acessibilidade

Idiomas

ptenfrdeites
Você está aqui: Página inicial > SiB Acessibilidade
Início do conteúdo da página
SiB Acessibilidade
Publicado: Quarta, 09 de Março de 2016, 14h20 | Acessos: 2417

O Setor de Acessibilidade do Sistema de Bibliotecas está localizado na Biblioteca Central e tem por objetivo principal servir de apoio didático par os acadêmicos portadores de necessidades especiais, bem como suporte para os cursos de licenciatura e docentes da Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Possuímos em nosso acervo, obras em Braille de literatura brasileira e estrangeira, bem como livros didáticos para uso dos cursos de pedagogia, matemática e licenciaturas.

Também estão disponíveis para empréstimo, periódicos e audio-livros.

Também em nosso acervo, encontram-se lâminas em alto relevo que podem ser consultadas na biblioteca central pois é um material de consulta local, podendo ser retirado para a aula com documento no balcão de empréstimo ou portaria.

A maioria do acervo em Braille foi adquirido através de doação da Fundação Dorina Nowill para Cegos (São Paulo), Santa Casa da Misericórdia de Porto (Portugal) e Instituto Benjamin Constante (Rio De Janeiro).

No salão de estudos da biblioteca central e setoriais, relacionadas aos descritores "libras", "surdo" e "surdez", possuímos um acervo com cerca de 63 obras em diversos suportes como teses de doutorado, dissertação de mestrado, livros, anais de congressos, periódicos, vídeo, dicionário e CD-ROM. A maioria adquirida através de compra ou doação. Novas aquisições foram solicitadas através de doação para o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), localizado na cidade do Rio de Janeiro e também para a prefeitura de São Paulo, que faz a doação do "Dicionário de Libras Ilustrado".

O Setor de Acessibilidade mantém parceria com o Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas (NEAI). Esta parceria garante a troca de conhecimentos entre as unidades e a utilização de equipamentos como a impressora em braille e o scanner de voz.

Para as deficiências mais comuns na FURG, disponibilizamos softwares específicos que foram instalados na Sala de Acessibilidade e Inclusão, da Biblioteca Central, a sala amarela, em frente ao balcão de empréstimo:

- Visual (cegueira e baixa visão) - NVDA, utiliza o TAB e o leitor de tela, já instalados no Setor de Acessibilidade e em processo de instalação no salão de estudos da Biblioteca Central e setoriais;

- Auditiva (surdez) - aplicativo tradutor de libras handtalker;

- Motora - Headmouse, o comando do cursor é feito cm a cabeça, olhos e boca, a partir de identificação visual através de webcam;

Por enquanto, apenas o software NVDA está sendo instalado também, em todos os computadores no salão de estudos da Biblioteca Central. No Laboratório de Tecnologia da Informação (LTI), pavilhão 4, está sendo instalado o software ORCA similar ao NVDA, mas compatível com o sistema LINUX.

Além destes recursos, o Setor de Acessibilidade e Inclusão também disponibiliza em sua sala instalada dentro da Biblioteca Central, computador equipado com ampliador de caracteres (crtl + e lupa windows) e lupa A4 para pessoas com baixa visão u que usam óculos com graus mais elevados e necessitem da ampliação dos textos estudados.

Qualquer informação poderá ser solicitada diretamente na Sala de Acessibilidade, ou no Setor de Referência da Biblioteca Central.

Segundo Mantoan (1997, p.41), para garantir a inclusão social do indivíduo portador de necessidades especiais, a sociedade deve ser adaptar para que todos possam ser incluídos e assumir seus papéis nesta sociedade.

____________________________________________________________________________________________________________

Informações:

Bibliotecária Simone Przybylski 

Sala de Acessibilidade e Inclusão : 53 3233 6707

e-mail: sib.portal@furg.br

Bibliotecária Helena ou Bibliotecária Brenda

Setor de Referência: 53 32935389

e-mail: sib.referencia@furg.br

Fim do conteúdo da página