Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Opções de acessibilidade

Idiomas

ptenfrdeites
Você está aqui: Página inicial > Portal de Periódicos Capes
Início do conteúdo da página
Portal de Periódicos Capes
Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2016, 10h30 | Acessos: 2053

A história do Portal de Periódicos remonta o ano de 1990 quando, com o objetivo de fortalecer a pós-graduação no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) criou o programa para bibliotecas de Instituições de Ensino Superior (IES). Foi a partir dessa iniciativa que, cinco anos mais tarde, foi criado o Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP). O Programa está na origem do atual serviço de periódicos eletrônicos oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) à comunidade acadêmica brasileira.

O Portal de Periódicos foi oficialmente lançado em 11 de novembro de 2000, na mesma época em que começavam a ser criadas as bibliotecas virtuais e quando as editoras iniciavam o processo de digitalização dos seus acervos. Com o Portal, a Capes passou a centralizar e otimizar a aquisição desse tipo de conteúdo, por meio da negociação direta com editores internacionais.

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal de Periódicos foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

O Portal de Periódicos atende às demandas dos setores acadêmico, produtivo e governamental e propicia o aumento da produção científica nacional e o crescimento da inserção científica brasileira no exterior. É, portanto, uma ferramenta fundamental às atribuições da Capes de fomento, avaliação e regulação dos cursos de Pós-Graduação e desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil.

Missão e Objetivos

O Portal de Periódicos tem como missão promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil por meio da democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível.

As ações promovidas pela Capes por meio do Portal de Periódicos visam atender os seguintes objetivos:

  • A promoção do acesso irrestrito do conteúdo do Portal de Periódicos pelos usuários e o compartilhamento das pesquisas brasileiras em nível internacional;
  • A capacitação do público usuário – professores, pesquisadores, alunos e funcionários – na utilização do acervo para suas atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • O desenvolvimento e a diversificação do conteúdo do Portal pela aquisição de novos títulos, bases de dados e outros tipos de documentos, tendo em vista os interesses da comunidade acadêmica brasileira;
  • A ampliação do número de instituições usuárias do Portal de Periódicos, segundo os critérios de excelência acadêmica e de pesquisa definidos pela Capes e pelo Ministério da Educação.

Acesso Remoto ao Portal Periódicos Capes

Em busca de uma melhor qualidade dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica, o NTI, juntamente com o Sistema de Bibliotecas (SiB), disponibiliza uma nova forma de acesso ao Portal Periódicos Capes.

Neste novo modelo não é mais necessário configurar o proxy, basta apenas acessar http://www.periodicos.capes.gov.br e clicar no link "Meu espaço", localizado na barra superior. Após, utilize o acesso remoto via CAFe (Comunidade Acadêmica Federada), informando seu usuário e senha do sistemas.furg.br.

Para mais informações sobre como utilizar esta forma de acesso ao Portal Periódicos Capes, acesse:

http://www.periodicos.capes.gov.br/images/documents/Orientacoes_para_o_acesso_remoto_via_CAFe.pdf

Treinamentos do Portal de Periódicos são online em 2016

Os treinamentos do Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), serão via web em 2016. A novidade tem como objetivo atender cada vez mais usuários da biblioteca virtual, uma vez que o meio digital permite o acesso rápido e fácil às informações, sem limitação do tempo dos instrutores ou da logística necessária para se colocar usuários e multiplicadores em um mesmo local e hora.

A agenda iniciou em fevereiro e se estende até o final do ano, com capacitações programadas por áreas do conhecimento. Ao término de cada área, o próximo treinamento só estará disponível no ano seguinte. As inscrições podem ser feitas na área de Treinamentos do Portal. (http://www-periodicos-capes-gov-br.ez40.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_ptreinaments&Itemid=108 )

Para treinamentos ou dúvidas sobre o Portal Periódicos Capes, o contato pode ser feito pelo telefone (53) 3233-6707, e-mail sib.portal@furg.br ou diretamente na Biblioteca Central, com a bibliotecária Simone. 

Fim do conteúdo da página