Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Opções de acessibilidade

Idiomas

ptenfrdeites
Você está aqui: Página inicial > Empréstimo
Início do conteúdo da página
Empréstimo
Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2016, 15h57 | Acessos: 3689

Empréstimos / Devolução / Reservas

Modalidades de Empréstimo

Empréstimo domiciliar: destina-se a toda comunidade universitária, sendo imprescindível a identificação, que pode ser feita por biometria, por meio da inserção de foto no ARGO ou apresentação  de documento com foto. O número itens a serem emprestados e o prazo para devolução varia conforme o vínculo:


Bibliotecas do SiB

Vínculos

Quant.

Prazos (dias)

Graduação

10

7

Pós-graduação

10

15

Docente

10

15

Técnico Administrativo

10

15

* A Biblioteca do Museu oceanográfico não realiza empréstimo domiciliar

OBS.: Quando uma obra possuir reserva, o período de empréstimo será distinto por vínculo de usuários e será informado pelo sistema no momento do empréstimo.

Empréstimo local:

Tarja vermelha: são obras de consulta local, podendo ser retiradas por três horas ou uma hora antes do fechamento da biblioteca correspondente, e devolvidos até as 9h do dia útil seguinte. Em período de férias, é permitido o empréstimo por até 07 dias. Caso a devolução da obra não seja realizada no prazo estipulado, o usuário ficará afastado do sistema, impedido de retirar novos materiais por 15 dias.

Tarja amarela: são obras de referência (dicionários, enciclopédias, atlas, entre outras), proibidas para empréstimos domiciliar, podendo ser retiradas da Biblioteca somente por três horas.

OBS.: Mapas, folhetos e periódicos, apesar de não possuírem tarja amarela, também são obras proibidas para empréstimo domiciliar.

Renovação

O usuário poderá renovar o material até 10 (dez) vezes on-line, exceto, se o item possuir reserva ou já estiver em atraso. O usuário que não devolver no prazo uma obra que está reservada será afastado do uso do sistema por 15 dias. Não é realizado empréstimo domiciliar de periódicos, separatas, folhetos, mapas bem como obras de tarja amarela.

Reserva 

O usuário poderá reservar o material somente se não houver nenhum exemplar disponível. A reserva segue a ordem cronológica de pedidos. O material ficará disponível durante 24 horas, a contar de sua data de devolução, ficando o usuário responsável pelo controle de suas reservas através do sistema ARGO. Além disso, no momento da devolução da obra na biblioteca é encaminhado ao usuário um alerta para seu e-,mail cadastrado no sistema, avisando-o da disponibilidade da obra reservada.

Devolução

Deverá ser feita dentro do prazo estabelecido e devolvida na biblioteca em que foi retirada. A não observância desta norma implicará cobrança de multa*, por dia e por item. O recolhimento da multa é feito exclusivamente por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). O usuário terá o prazo de 07 dias, a partir da data de devolução da obra, para efetuar o pagamento e apresentar o comprovante no balcão de empréstimo da biblioteca que emitiu o documento, para que seja regularizada sua situação, caso contrário será afastado. O extravio ou dano da obra implicará reposição de exemplar idêntico.

Atenção : Para multa, os fins de semana serão contabilizados.

* O atraso implicará em multa, calculada por dia e por item emprestado. O valor da multa é de R$0,50 diários do 1º ao 4º dia, a partir do 5º dia o valor é de R$1,00, conforme estipulado pela Instrução Normativa nº 006/2005.

Instrução Normativa nº 006/2005 - Dispõe sobre os valores referentes à cobrança de multas nas bibliotecas vinculadas ou não ao Núcleo de Documentação e Informação - NID/FURG

Dúvidas 

e-mail: sib.circulacao@furg.br

Telefone: 3233 6697

 

 

Fim do conteúdo da página