Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Opções de acessibilidade

Idiomas

ptenfrdeites
Você está aqui: Página inicial > Doação
Início do conteúdo da página
Doação
Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2016, 15h59 | Acessos: 2250

Requisitos para o recebimento de doações

 As bibliotecas que integram o Sistema de Bibliotecas (SiB) da Universidade Federal do Rio Grande, são de cunho acadêmico/científico e atendem a uma comunidade universitária com demandas específicas. São bibliotecas em pleno desenvolvimento e atualização, que precisam ter respeitadas suas políticas internas de Desenvolvimento de Coleções para que tenhamos um acervo dinâmico. Sabemos da importância das doações e da preferência de que acervos particulares fiquem sob nossa responsabilidade, mas crescemos muito em número de acervo, enquanto o espaço físico não acompanhou tal demanda, por isso a necessidade de critérios para o recebimento de algumas doações.

Manter um acervo atual, relevante e útil para a comunidade acadêmica um desafio enfrentado por toda biblioteca universitária, cada obra candidata a integrar o acervo deve ser avaliada individualmente e a política de recebimento de doações contribui para fazer frente a esse desafio.

NÃO SERÃO ACEITAS DOAÇÕES:

1 - de livros que a biblioteca já possua edições mais novas, em número suficiente, a menos que venha completar a coleção;

2 - desatualizados, danificados;

3 - de livros de ensino fundamental e média;

4 - cópias de livros;

5 - apostilas;

6 - jornais e revistas de notícias efêmeras;

7 - diário oficial (já disponível on-line);

8 - catálogos comerciais;

9 - doações de grandes coleções estão temporariamente suspensas e não serão aceitas por falta de condições estruturais, pessoais para avaliar, falta de espaço físico entre outros;

10 - e outros materiais que não se identificam com os objetivos de uma biblioteca universitária.

A Biblioteca agradece a oferta desse material, mas sugere que seja destinado as inúmeras bibliotecas públicas, escolares e comunitárias.

SERÃO ACEITAS:

1 - Doações de docentes que tenham como objetivo completar ou complementar o acervo, com livros que estão na ementa do curso e serão utilizadas em suas disciplinas, serão avaliadas quanto à condição física e quantidades já disponíveis no acervo da biblioteca e serão inseridas na coleção. O doador deverá assinar um termo de doação no momento da entrega das obras.

2 - Doações que envolvam até 5 obras (no máximo 2 exemplares de cada obra) podem ser efetuadas diretamente no Setor de Aquisição da Biblioteca Central e nas demais bibliotecas que integram o Sistema de Bibliotecas, mediante o preenchimento e assinatura de termo de doação. A Bibliotecária responsável fará o procedimento de pesquisa e avaliação da doação, recebendo somente o material que será inserido na coleção.

3 - Doações que envolvam mais de 5 títulos e menos de 50 (doações de coleções com número superior a 50 títulos estão temporariamente suspensas), terão que preencher e enviar o termo de doação, juntamente com uma relação das obras a serem doadas. A bibliotecária responsável pela avaliação procederá a análise dos títulos e entrará em contato confirmando o interesse ou não nas obras listadas.

4 - Doações de livros em substituição dos valores de multas serão aceitos obedecendo a uma relação de títulos, elaborada pelo setor de referência, com obras já selecionadas conforme demanda prevista por relatórios de reservas, sugestões de usuários, etc.

5 - Doações de periódicos científicos que venham a completar as coleções existentes nas bibliotecas do SiB. A bibliotecária responsável pelo Setor de Periódicos fará o procedimento de pesquisa e avaliação da doação, recebendo somente o material que será inserido na coleção.

6 - Doações de periódicos científicos cujos títulos complementam a bibliografia básica ou agreguem valor às mesmas, também serão avaliados pela bibliotecária responsável pelo Setor de Periódicos que realizará a pesquisa e avaliação da doação, recebendo somente o material que será inserido na coleção.

Procedimento para doações que envolvam até 50 títulos

O responsável pelas obras deverá preencher o Termo de doação, anexar uma relação dos títulos a serem doados ( a relação deve conter as seguintes informações: título, autor, edição, ano de edição e quantidade de exemplares, conforme o modelo de formulário) e concordar com as disposições do termo. Ao receber a relação, o Setor de Desenvolvimento de Coleções fará, então, uma análise dos títulos listados e entrará em contato com o responsável manifestando o interesse ou não pelo conjunto das obras, ou por parte dele. Após o contato, o doador deverá entregar às obras selecionadas no Setor de Desenvolvimento de Coleções (Biblioteca Central), de segunda a sexta-feira, as 8h ao 12h e 13h30min às 17h30min. Caso o acervo seja destinado a uma biblioteca setorial, este deverá ser entregue diretamente na biblioteca, durante seu horário de atendimento.

Acesse aqui:

Termo de Doação on-line

Termo de Doação para impressão

Modelo de formulário para doações 

Formulário para doação de materiais Multa/Restituição

Contato: dúvidas  podem ser enviadas ao e-mail sib.doacao@furg.br ou tratadas pelo telefone (53) 3293-5298.

 

Para doação de obras digitais, deve-se enviar o formulário abaixo preenchido para sib.doacao@furg.br juntamente com o material.

Acesse: Termo de autorização de publicação de obras digitais

 

Fim do conteúdo da página