Cursos de Informática

O Sistema de Bibliotecas através do Laboratório de Fontes de Informação Digital, com os projetos “Informática para Terceira Idade e Comunidade em Geral”, deixa registrado, que infelizmente o projeto não terá mais continuidade.

 O Sistema de Bibliotecas da FURG buscou contribuir para a construção de uma sociedade mais justa no que diz respeito ao acesso de informações, e elaborou o projeto, pois acreditava na instrumentalização das pessoas da Comunidade em Geral e Terceira Idade. As propostas de cursos de capacitação em informática eram entendidas como estratégia de inclusão social e aumento das possibilidades de inserção no mercado de trabalho. No seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a FURG afirma que o Sistema de Bibliotecas (SiB), unidade integrante da universidade e um dos agentes de consolidação das diretrizes propostas pelo PDI, já que possui todas as condições de 'interagir com os diferentes segmentos e atores sociais, procurando incidir e buscar a melhoria da condição de vida das pessoas e da região na qual está inserida' (2006, p. 10).

Agradecemos  a aproximadamente 800 pessoas que desde 2015 passaram pelos cursos oferecidos pelo projeto. E lamentamos muito não poder contemplar aqueles que estavam na lista de espera para novas turmas.

Agradecemos ainda a todos envolvidos: bolsistas, voluntários, coordenadores. Deixamos aqui  algumas considerações feitas pelos alunos que já passaram pelo curso:

“... é importante que o curso continue para nós pessoas que fizermos o curso é uma maneira de cura para nossas doenças, como depressão, e me deu forças para querer melhorar...”

“...Quando venho pra aula de computação na FURG nem lembro das minhas dores de cabeça..."

“... me ajudou muito, meus netos não tem tempo de me ensinar a usar a internet,...”

“...aprendi a usar o computador de forma certa e produtiva...”

“... essas horas que estou aqui faz com que eu saia da minha rotina e posso aprender coisas novas...”

“... não só aprendi como fiz muitas amizades...”

“...a FURG está de parabéns por dar oportunidade as pessoas da terceira idade...”

Obrigada!

1496769430843