Sistema de Bibliotecas participa do Caravanexc

A Bibliotecária do SiB, Simone Przybylski e a bolsista Sandra Lee dos Santos Ribeiro, participaram da Mostra de Extensão e Cultura (Caravanexc), promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que ocorreu no dia 12 de maio, no Campus de Santo Antônio da Patrulha, apresentando o Projeto "Resiliências: carimbos adinkra na acessibilidade"

ADINKRA é uma escrita africana pouco conhecida na nossa sociedade porque a história ocidental sempre apontou a cultura da África como ágrafa (sem escrita).

Com o intuito de provocar um novo olhar sobre a acessibilidade, a intervenção com a prática dos carimbos adinkra pretendeu demonstrar a invisibilidade cultural na nossa sociedade quanto a dois aspectos em questão: a cultura afro-brasileira e a cegueira.

Unindo as duas vertentes deste mesmo universo invisível, pretendeu-se visibilizar conhecimentos históricos e desfazer preconceitos quanto à cegueira visual e cultural da sociedade brasileira. Para tanto utilizamos um instrumento de comunicação para sensibilizar as pessoas e fazê-las perceber a rica simbologia cultural dos povos da África.

A acessibilidade aqui se apresenta no sentido de “colocar-se no lugar do outro”, abrir-se para outras sinestesias.